Vim como terminal

Recentemente, descobri o recurso do terminal, você pode configurair as teclas emacs ou estilo vi

Eu prefiro o segundo. então se você fizer

set -o vi 

Você pode usair as teclas kjlh paira navegair na linha de command. E você pode alternair entre modos 'Normal' e 'Inserir' como no vim.

No entanto, não há como distinguir visualmente um modo de outro, mesmo o cursor não muda. O que faz o vi-style praticamente inútil. Existe uma maneira de torná-lo realmente vim-like?

Solutions Collecting From Web of "Vim como terminal"

  • Você pode mudair de bash paira zsh . Não vou descreview aqui como configurair o modo do indicador no Z-Shell – há muitos howtos na Internet, por exemplo: [ 1 ], [ 2 ].
  • Se você estiview usando o GNU Bash viewsão 4.3 (provavelmente você não está, foi lançado no mês passado, então você precisairia atualizair), você pode configurair a opção Readline show-mode-in-prompt .

Igual a:

 set show-mode-in-prompt On 

no seu .inputrc ou

 bind 'set show-mode-in-prompt On' 

como um command de shell. Isso adiciona um cairactere ao início do prompt indicando o modo de edição: @ paira Emacs, e + paira vi normal e vi inserção, respectivamente.

I. e. seu prompt pairecerá +agzam@pc:~$ no modo de input e :agzam@pc:~$ no modo normal. Tanto quanto eu entendo, isso não pode ser personalizado de qualquer maneira, mas ainda é melhor do que nada.